O que é developer relations?

Thiago Lima
thiagolima_br
Published in
3 min readJun 16, 2020

--

Com toda essa aceleração da transformação digital, o developer tem tido um papel cada vez mais crucial dentro das empresas.

Por outro lado, fica cada vez mais difícil encontrar e engajar bons devs, pois a oferta e demanda crescem de forma desproporcional.

Logo, para as empresas, saber se relacionar com os devs é tarefa primordial.

Porém, se relacionar com developers não é tarefa simples, afinal:

"Devs não confiam em pessoas que não são técnicas."

Não é a toa que os grandes players de tecnologia (Microsoft, Google, AWS, entre outros) tem investido muito em pessoas dedicadas no relacionamento com os devs, e isso se chama developer relations.

A função DevRel é uma das principais tendências do mundo de tecnologia, e é composta basicamente por três pilares:

Um bom DevRel geralmente sabe unir três disciplinas:

No fundo, toda empresa que vende tecnologia precisa se relacionar bem com os devs, por três motivos:

  • Melhorar a marca empregadora, visto que está cada vez mais difícil contratar devs.
  • Construção de ecossistema de uma plataforma através de third apps, como o caso da Apple, Google, Salesforce, Shopify, WeChat, e muitos outros.
  • Evangelização de produtos para aquisição e engajamento de novos clientes e parceiros, como o caso da Stripe, Atlassian, New Relic, Microsoft, LinkApi, e muitos outros.

No caso do LinkApi, por exemplo, somos uma plataforma de integração e gestão de APIs utilizada pelos devs dentro das grandes empresas, ou seja, os devs são nossos usuários, e por isso, grandes influenciadores no momento da decisão de compra.

Por esse motivo, criamos nossa própria comunidade, a Kapi Academy, uma universidade online, onde ensinamos gratuitamente as melhores práticas de APIs e integrações, e que já conta com mais de 6K developers do mundo inteiro.

Esses developers geralmente viram nossos "champions" dentro das grandes empresas, e de certa forma, nos ajudam organicamente a adquirir novos clientes.

Para liderar tudo isso, temos um sócio que tem como principal função Developer Relations, e sem essa estratégia, jamais teríamos conquistado mais de 150 clientes, 14 países, e tudo isso, em apenas 2 anos.

Na minha visão, essa será uma das profissões mais bem pagas nos próximos anos, pois cada vez mais as empresas de tecnologia estão percebendo o poder dos devs na tomada de decisão das empresas.

E se você é um dev, gosta de marketing e comunidades, já vai se preparando, pois essa pode ser uma ótima oportunidade para você se destacar no mercado!

--

--