O que é developer relations?
Com toda essa aceleração da transformação digital, o developer tem tido um papel cada vez mais crucial dentro das empresas.
Por outro lado, fica cada vez mais difícil encontrar e engajar bons devs, pois a oferta e demanda crescem de forma desproporcional.
Logo, para as empresas, saber se relacionar com os devs é tarefa primordial.
Porém, se relacionar com developers não é tarefa simples, afinal:
"Devs não confiam em pessoas que não são técnicas."
Não é a toa que os grandes players de tecnologia (Microsoft, Google, AWS, entre outros) tem investido muito em pessoas dedicadas no relacionamento com os devs, e isso se chama developer relations.
A função DevRel é uma das principais tendências do mundo de tecnologia, e é composta basicamente por três pilares:
Um bom DevRel geralmente sabe unir três disciplinas:
No fundo, toda empresa que vende tecnologia precisa se relacionar bem com os devs, por três motivos:
- Melhorar a marca empregadora, visto que está cada vez mais difícil contratar devs.
- Construção de ecossistema de uma plataforma através de third apps, como o caso da Apple, Google, Salesforce, Shopify, WeChat, e muitos outros.
- Evangelização de produtos para aquisição e engajamento de novos clientes e parceiros, como o caso da Stripe, Atlassian, New Relic, Microsoft, LinkApi, e muitos outros.
No caso do LinkApi, por exemplo, somos uma plataforma de integração e gestão de APIs utilizada pelos devs dentro das grandes empresas, ou seja, os devs são nossos usuários, e por isso, grandes influenciadores no momento da decisão de compra.
Por esse motivo, criamos nossa própria comunidade, a Kapi Academy, uma universidade online, onde ensinamos gratuitamente as melhores práticas de APIs e integrações, e que já conta com mais de 6K developers do mundo inteiro.
Esses developers geralmente viram nossos "champions" dentro das grandes empresas, e de certa forma, nos ajudam organicamente a adquirir novos clientes.
Para liderar tudo isso, temos um sócio que tem como principal função Developer Relations, e sem essa estratégia, jamais teríamos conquistado mais de 150 clientes, 14 países, e tudo isso, em apenas 2 anos.
Na minha visão, essa será uma das profissões mais bem pagas nos próximos anos, pois cada vez mais as empresas de tecnologia estão percebendo o poder dos devs na tomada de decisão das empresas.
E se você é um dev, gosta de marketing e comunidades, já vai se preparando, pois essa pode ser uma ótima oportunidade para você se destacar no mercado!